quarta-feira, 23 de outubro de 2019

MORTE NO FUNDÃO POR MONÓXIDO DE CARBONO

Três pessoas encontradas mortas no Fundão. Uma delas é uma criança. 
Tudo indica que a família tenha sido intoxicada por monóxido de carbono.
Esta situação é recorrente em Portugal. 

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor e inodoro que pode causar males súbitos e até mesmo a morte se inalado; a cada ano, mais de 500 pessoas morrem de acidentes envolvendo envenenamento por monóxido de carbono só nos EUA. Quando falta luz elétrica em situações de emergência, como furacões ou tempestades, é comum o uso de fontes alternativas de combustível ou eletricidade para gerar calor, resfriamento ou mesmo para uso culinário. Porém, essas fontes alternativas podem gerar e acumular monóxido de carbono em sua casa, garagem, barraca ou trailer, podendo facilmente envenenar as pessoas e animas que estiverem dentro desses locais. Felizmente, há algumas medidas preventivas que você pode tomar para minimizar e remover as chances de envenenamento por monóxido de carbono em uma situação emergencial, como você verá neste artigo.]




PASSOS


1

Esteja ciente das fontes de monóxido de carbono. O gás é frequentemente encontrado em vapores de combustão, como aqueles produzidos por pequenos motores à gasolina, fogões e fornos a gás, geradores e lamparinas, além de serem produzidos pela queima de carvão e lenha. O monóxido de carbono pode ser produzido pelo vazamento ou ruptura de um equipamento, por um equipamento defeituoso ou por outras formas, como ventilação inadequada.
  • O monóxido de carbono produzido por essas fontes pode se acumular em locais parcialmente ou totalmente fechados. Espaços comuns para esse acúmulo acontecer incluem cômodos de uma casa, garagens, trailers, barcos, barracas, casinhas etc. As pessoas e animais fechados nesses locais com pouca ou nenhuma ventilação podem morrer por respirar monóxido de carbono.
Imagem intitulada Prevent Carbon Monoxide Poisoning After an Emergency Step 1


2

Conheça os sintomas. Parte da prevenção é conseguir perceber quando o problema pode já estar presente. Os sintomas não são claros e podem ser facilmente confundidos com outra coisa, mas a consciência de uma possível fonte contribuindo para envenenar o ar (como um forno a gás nas proximidades ou um quarto abafado) pode ajudar a reconhecer o problema. Além disso, quanto mais pessoas estiverem exibindo os sintomas, maiores são as chances de envenenamento por monóxido de carbono. Sintomas comuns incluem:
- náuseas e vómitos;
- confusão, tonturas;
- dor no peito, respiração acelerada;
- letargia, vertigem, rosto vermelho;
- eventual desmaio.

Imagem intitulada Prevent Carbon Monoxide Poisoning After an Emergency Step 2


3

Faça a manutenção regular de todos os itens na casa que tenham potencial de emitir monóxido de carbono. Garanta que seu sistema de aquecimento ambiente, de aquecimento de água e qualquer outro equipamento de funcionamento a gasolina, óleo ou carvão tenham manutenção anual feita por um técnico especializado. Peça ao técnico para verificar se todas as válvulas, canos, conexões etc. estão em boas condições, e substitua tudo que estiver defeituoso ou desgastado.
  • Se sua casa possuir chaminé, mantenha tanto a chaminé quanto seus canos em boas condições, e verifique regularmente se eles não estão obstruídos.
  • Em uma situação de emergência, converse com toda a sua família ou grupo sobre a necessidade de ser cuidadoso com os equipamentos de aquecimento ou de culinária. Nessas situações, provavelmente todos vão estar cansados, nervosos e talvez até mesmo em choque ou em pânico. Nem todo mundo pode estar pensando direito, e eles podem tentar se aquecer ou aquecer a comida de um modo que não seja seguro. Assim, é uma boa ideia reunir todos e discutir métodos seguros de usar geradores, aquecedores, fogões etc. durante situações emergenciais. As conversas podem incluir:
  • Evitar usar churrasqueiras a carvão, hibachis, lamparinas a óleo ou fogões portáteis dentro de locais apertados ou fechados. Nunca queime carvão na lareira de sua casa.
  • Não use um fogão ou forno para aquecer sua casa. A porta de um forno existe por medida de segurança.
  • Mantenha geradores em funcionamento do lado de fora de casa e longe de janelas e aberturas de ventilação. Nunca ligue um gerador ou qualquer outro motor à gasolina dentro de um porão, garagem ou estrutura fechada, mesmo se as portas e janelas estiverem abertas, a não ser que o equipamento tenha sido profissionalmente instalado e tenha ventilação adequada.
  • Mantenha aberturas de ventilação e canos de chaminés livres de entulhos, especialmente se os ventos estiverem fortes, pois os entulhos podem entupir totalmente os tubos de ventilação. Você pode precisar fazer verificações regulares durante um tempo tempestuoso.
  • Não durma em uma divisão onde haja um aquecedor a gasolina ou querosene sem ventilação.
  • Nunca ligue o motor de um veículo, um gerador ou qualquer motor à gasolina do lado de fora de uma janela ou porta aberta, ou onde um exaustor possa levar o monóxido de carbono para dentro de um espaço fechado.
  • Nunca deixe o motor de um veículo estacionado ligado quando ele estiver em um local fechado ou parcialmente fechado, como uma garagem.

4. Se estiver muito quente ou muito frio, busque abrigo na casa de amigos ou no abrigo municipal.

Imagem intitulada Prevent Carbon Monoxide Poisoning After an Emergency Step 6
5- Se houver suspeita de envenenamento por monóxido de carbono e você sentir qualquer um dos sintomas acima, vá ao médico imediatamente. Quando estiver ajudando uma possível vítima de envenenamento por monóxido de carbono, tome cuidado para não envenenar a si mesmo também.
  • Abra as janelas e faça o ar fresco circular o máximo possível. Se isso não for possível, leve a pessoa para tomar ar fresco.
  • Limpe as vias respiratórias da vítima para ajudá-la a respirar. Se tiver experiência, você pode administrar oxigénio à vítima, mas se não for o caso, leve-a imediatamente a um médico.


6- Instale um detector de CO à bateria na sua casa e verifique ou substitua a bateria todo ano. Se o detector de CO disparar, deixe sua casa imediatamente e ligue para a emergência. Não use o detector de CO como substituto para os passos acima: ele deve ser simplesmente uma camada adicional de proteção.



DICAS
  • Quando for usar lareiras, verifique se os canos estão desobstruídos e abertos.
  • Sempre use um item que produza monóxido de carbono com ventilação adequada, independentemente da situação.
  • Geradores, churrasqueiras, fogões de acampamento e outros equipamentos a gás natural, gasolina, propano ou carvão nunca devem ser usados dentro de casa, porão, garagem ou trailer, ou mesmo do lado de fora próximos a uma janela.
  • Um simples exame de sangue pode determinar a exposição ao monóxido de carbono.
  • Sempre ligue os ventiladores e exaustores sobre fogões a gás quando eles estiverem em uso.
  • Fique de olho nas crianças em situações de emergência. Elas podem ficar preocupadas e ansiosas, e as crianças mais velhas provavelmente tentarão fazer de tudo para ajudar. Deixe claro que elas devem perguntar antes de ligar qualquer equipamento, iluminação ou fogueiras, ou mesmo ligar qualquer sistema de aquecimento, e que não devem tentar cozinhar algo sem a sua supervisão.

AVISOS
  • Uma vítima de envenenamento por monóxido de carbono também pode ter infartos caso tenham problemas cardíacos. [1]
  • O monóxido de carbono pode matar dentro de alguns minutos. [2]







Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...