sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

TEMPESTADE "DORA"




A Proteção Civil intensifica os avisos para o mau tempo. A partir das 9h00 desta sexta-feira, todos os telemóveis que se encontrem nos sete distritos colocados em alerta laranja vão receber um SMS preventivo, dando conta dos cuidados a ter nos próximos dias.

Em causa estão os distritos de Aveiro, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Braga e Coimbra.

Tudo por causa da passagem da depressão “Dora”. A Proteção Civil prevê problemas nas estradas, nas zonas ribeirinhas e costeiras, a queda de estruturas e objetos pela força do vento, e ainda a possibilidade de inundações urbanas.

Chuva, frio, neve, vento forte e agitação marítima são os ingredientes meteorológicos para este fim-de-semana, com agravamento já a partir desta sexta-feira.

Por causa disso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou praticamente o país em aviso amarelo e laranja, sendo que os distritos de Lisboa e Leiria estão debaixo de aviso vermelho, o mais gravoso.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deixa ainda um aviso para queda de neve nos pontos mais altos de Portugal.


A Proteção Civil sublinha ainda que a tempestade Dora também pode provocar inundações e lençóis de água na estrada, por isso, os condutores devem estar particularmente atentos a esta situação.

Só os distritos de Santarém e Évora escapam às cores laranja, vermelha e amarela que pintam o país nesta sexta-feira. O estado do mar agravou-se e estão desaconselhados passeios junto à costa. IPMA recomenda atenção à evolução das condições meteorológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...