sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Guerra ao frio nas escolas

 

Alunos "com pés e mãos a doer" de frio nas escolas. O que diz a DGS?

Numa altura de pandemia, é recomendável que as janelas e portas das escolas estejam abertas. Mas com o frio que se faz sentir, de acordo com a orientação da DGS, os sistemas de ventilação e aquecimento podem ser utilizados, desde que com as devidas precauções.

Alunos "com pés e mãos a doer" de frio nas escolas. O que diz a DGS?



Nos últimos dias, a foto de um jovem, encasacado, de capuz na cabeça, máscara e embrulhado numa manta, alegadamente, tirada numa sala de aulas da Escola Secundária de Serpa, no Alentejo, está a gerar polémica nas redes sociais.De acordo com o professor Vítor Brasão, que partilhou a imagem na sua página de Facebook, esta não uma é montagem. “Esta imagem e outras semelhantes repetem-se, de segunda a sexta, em muitas salas de aula do nosso estabelecimento de ensino/agrupamento”, devido ao facto de ser recomendado, pelas autoridades de saúde, perante a pandemia da Covid-19, que as portas e janelas das salas de aulas estejam abertas, para o arejamento das salas de aulas.

Segundo vários relatos partilhados não só nas redes sociais como em blogs e jornais locais, o cenário da Escola Secundária de Serpa tem-se repetido noutras escolas espalhadas pelo país, principalmente, esta semana, com as baixas temperaturas que Portugal tem registado.

Contudo, a orientação n.º 24/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS) não obriga a ter as janelas e portas sempre abertas e não proíbe a utilização de sistemas de ventilação e aquecimento das escolas.

A DGS emitiu um comunicado sobre a temática do frio nas escolas, que tem vindo a público ultimamente e relembrou o que deve ser feito.

De acordo com as orientações conjuntas da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral  dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-Geral da Educação para o ano letivo  2020/21, enviadas às escolas em julho passado –https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao conjunta-dgestedgedgs-pdf.aspx) – “sempre que possível, e que tal não comprometa a  segurança das crianças e dos alunos, devem manter-se as janelas e/ou portas abertas,  de modo a permitir uma melhor circulação do ar”.  

Assim, face à presente situação meteorológica, quando não existam equipamentos de  ventilação mecânica nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação, o  arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a  ventilação e renovação do ar interior. 

É de salientar que, tal como consta nas Orientações da DGS, é permitida a utilização de  ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado),  por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos  espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural.  

Estes sistemas devem ser utilizados em segurança, garantindo a limpeza e manutenção  adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos  espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação  mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível)“.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...