CERCA DE 65 TORNADOS ASSOLAM OS EUA



Ventos fortes e queda de granizo estão a marcar a atual época de tornados. Quatro estados estão sob alerta de "alto risco".
 
Os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, no centro dos Estados Unidos, foram atingidos hoje de madrugada por uma onda de tornados que provocou danos em vários edifícios e, pelo menos, a morte de cinco pessoas no Oklahoma.
Até agora foram sinalizados mais de 60 tornados nestes quatro estados. Além de ventos fortes, verifica-se a queda de granizo com dimensão de bolas de golfe, referem os jornais americanos.
O jornal local The Oklahoman conta hoje que um dos primeiros tornados começou por atingir a localidade de Norman (Oklahoma), provocando pelo menos 18 feridos ligeiros e muitos danos nas estruturas.
As autoridades emitiram um alerta de "alto risco" para os estados de Oklahoma, Kansas, Nebrasca e Iowa, zonas que têm cerca de cinco milhões de habitantes.
A última vez que este centro emitiu um alerta de alto risco foi em abril do ano passado, quando um devastador temporal arrasou o sul do país, provocando 347 mortos numa semana.
 
O QUE É UM TORNADO?
O tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h em volta de um centro de baixa tensão. Apesar de pequeno, é um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança a terra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A TERRA TREME

VISITA DE ESTUDO À PSP DE RIO TINTO