EXPLICAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O VERÃO DE S. MARTINHO



Todos os anos é (quase) sempre a mesma coisa. Chegam os primeiros dias de novembro, o outono é suspenso, o verão regressa. Já todos nos habituámos a estes devaneios meteorológicos e, na verdade, nem sequer nos importamos muito com eles. É-nos agradável sentir aqueles raios de sol improváveis e que já pareciam distantes. É o verão de São Martinho, o período quente a meio de novembro, que vem “quebrar o gelo” acabado de chegar. 

A explicação meteorológica

É então provável que esteja a ler este artigo debaixo de um Sol estival, depois de muita chuva, alguma tão intensa que provocou as cheias que inundaram o Algarve na semana passada. Lendas à parte (já lá vamos),há uma justificação meteorológica para o bom tempo que se faz sentir desde este fim de semana e durará mais uns bons dias (parece que chuva só quarta da outra semana, ou seja, 18): a atmosfera está a ajustar-se à nova estação do ano, a reequilibrar-se, conforme explica Ilda Novo, do Instituto Português do Mar e Atmosfera.
O período em que estamos corresponde, assim, a um intervalo de “flutuação meteorológica” entre duas estações: tivemos o verão, veio o equinócio de outono e agora a Terra prepara-se para o inverno. Ora, a atmosfera movimenta-se em função da energia solar que absorve e que depende da estação do ano. Durante o verão, a atmosfera terrestre absorve mais energia solar do que aquela que perde. Mas durante o inverno passa a acontecer o contrário. Entre um e outro momento, a atmosfera da Terra ajusta-se para garantir um equilíbrio energético e então podemos assistir a fenómenos atípicos para a época como este.
Como é que a atmosfera se reequilibra? Através dos fenómenos atmosféricos que determinam as condições meteorológicas, nomeadamente os anticiclones e as zonas depressionárias. Este reequilíbrio, que garante o balanço energético da atmosfera, tem como consequência o movimento de massas de ar. Em Portugal, como o anticiclone dos Açores ainda mantém a mesma posição que no verão e se assiste a um transporte de ar quente vindo do norte de África, recebemos o verão de S. Martinho de abraços abertos entre o final de outubro e meados de novembro.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A TERRA TREME

VISITA DE ESTUDO À PSP DE RIO TINTO