SEMANA INTERCULTURAL

PROJETO ERASMUS+
SAFE SCHOOLS, SUCCESSFUL STUDENTS


Na semana compreendida entre 23 e 27 de abril, a escola EB 2/3 de Rio Tinto recebeu alunos e professores integrados no programa ERASMUS+, no projeto Safe Schools - Successful Students, provenientes de 6 países europeus: Alemanha, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Turquia.



A receção aos alunos e professores teve lugar no dia 23 de abril, pelas 9h da manhã, em que a Direção, os professores responsáveis pelo projeto e um grupo de alunos os recebeu com a canção “Grândola Vila Morena”, atividade integrada no âmbito das festividades do 25 de abril.


Ao longo da semana realizaram-se várias atividades de cariz pedagógico. Entre estas, destacamos o workshop sobre Cyberbullying dinamizado pelo Dr. Pedro Simões, em que se discutiu o tema e foi visualizado um filme sobre bullying na escola produzido pelos membros do clube da proteção civil (9ºF). 

 

Foram ainda realizadas visitas culturais para dar a conhecer alguns dos ícones portugueses tais como: uma fábrica de filigrana em Gondomar, o Santuário de Fátima, Mosteiro da Batalha, Conímbriga, cidade do Porto, Caves do Vinho do Porto em Gaia e mini cruzeiro no rio Douro. A Junta de Freguesia de Rio Tinto recebeu-nos com um pequeno lanche e fomos agraciados com umas palavras do seu Presidente, Dr Nuno Fonseca, que nos esclareceu sobre a origem do município e algumas particularidades desta freguesia. 


No dia 24 realizou-se um jantar na escola, em colaboração com a comunidade educativa, tendo estado presentes professores, alunos e encarregados de educação. Neste final de tarde e noite houve oportunidade de assistir à atuação do Rancho Folclórico de Rio Tinto e ainda de degustar vários pratos tradicionais portugueses.





Na nossa opinião esta experiência foi muito positiva, tendo dado aos alunos a possibilidade de praticar o Inglês e partilhar experiências com alunos de diferentes países, comparar tradições e culturas. Na maioria das opiniões recolhidas junto dos alunos estrangeiros fomos caracterizados como um povo bastante simpático e acolhedor, tendo a maioria manifestado o desejo de regressar com a respetiva família.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Então adeus...

Textos de alunos do 1º ciclo sobre SEGURANÇA