VAGA DE FRIO


Os mapas do ECMWH apontam para a continuidade do panorama meteorológico que se tem feito sentir desde o Natal em Portugal continental. Assim, o tempo seco e soalheiro sem qualquer tipo de precipitação contemplado, deverá persistir durante a primeira semana de 2020. O mesmo se aplica ao arquipélago da Madeira que está nesta altura sob a influência de temperaturas altas, na casa dos 20 ºC, gerando alguma preocupação devido ao risco de incêndio em pleno inverno.
Mas no continente será o frio o protagonista da meteorologia. O ambiente frio e gélido já é percetível pelos portugueses, especialmente ao final da tarde e à noite, mas os modelos são consensuais no que toca aos próximos dias: as temperaturas vão baixar. As mínimas vão rondar os 0 ºC, possivelmente com valores negativos no Nordeste transmontano onde será inevitável o surgimento de potentes geadas e ‘pirolitos’ de sincelo como o que apareceu em Chaves.
A par do nevoeiro, estes fatores meteorológicos vão pintar de branco as paisagens de Trás-os-Montes, Alto Douro bem como de algumas localidades do Minho e da Beira Interior. De facto, o nevoeiro tem sido denso por terras transmontanas, como é o caso de Mirandela, e os mapas do tempo apostam por mais alguns dias com esta realidade meteorológica.


Resultado de imagem para vaga de frio portugal

O QUE É UMA VAGA DE FRIO?
Uma vaga de frio é produzida por uma massa de ar frio e geralmente seco que se desenvolve sobre uma área continental.
Considera-se vaga de frio sempre que, pelo menos em seis dias consecutivos, a temperatura mínima do ar seja inferior em 5.ºC, ou mais, ao valor médio das temperaturas mínimas diárias no período de referência.
Durante estes fenómenos ocorrem reduções significativas, por vezes repentinas, das temperaturas diárias, descendo os valores mínimos abaixo dos 0.ºC no Inverno. Estas situações estão geralmente associadas a ventos moderados ou fortes, que ampliam os efeitos do frio.
As vagas de frio podem ser a causa de morte, por hipotermia, sobretudo nos idosos, crianças e pessoas mais desprotegidas.
Os impactos estendem-se igualmente à agricultura, ao sector dos transportes prejudicando a circulação de pessoas e mercadorias e a avultados gastos com energia, devido à necessidade de utilização intensa dos sistemas de aquecimento.
Em Portugal, a sua presença está geralmente associada ao posicionamento do anticiclone dos Açores próximo da Península Ibérica ou de um anticiclone junto à Europa do Norte.

QUE EFEITOS PODE TER NO CORPO HUMANO?

Efeitos
A prolongada exposição ao frio pode causar hipotermia e queimaduras, tornando-se ameaçador para a vida humana, sendo as crianças e os idosos os mais vulneráveis.
As vagas de frio conduzem ao encerramento de escolas e à paralisação de diversas atividades, induzindo também uma maior pressão sobre a produção de energia, devido às maiores solicitações à rede elétrica.
As vagas de frio podem ainda causar a necrose de agroculturas, pois em situações de temperatura muito baixa e vento moderado pode ocorrer o congelamento dos fluidos que circulam no interior das plantas (“geada negra”).
Durante uma vaga de frio a formação de gelo nas estradas é comum, originando uma condução rodoviária perigosa que muitas vezes conduz a acidentes de viação.
Efeitos no corpo humano
Se o corpo humano é exposto a temperaturas muito frias tenta manter o equilíbrio através de mecanismos de regulação da temperatura. Quando a exposição é muito prolongada, a temperatura corporal baixa, uma vez que o calor perdido é superior aquele que é produzido.
À medida que o vento vai aumentando de intensidade a sensibilidade do corpo humano ao frio também aumenta.
Variação da sensação térmica em função da temperatura do ar e da intensidade do vento.

1- Hipotermia
Se a temperatura corporal descer mais de 2ºC abaixo da temperatura normal diz-se que se está num estado de hipotermia. A hipotermia pode ocorrer em adultos e jovens saudáveis, no entanto as crianças e os idosos são mais susceptíveis à exposição prolongada a temperaturas muito baixas. Se este estado persistir durante várias horas pode causar a morte.


Sintomas
Temperatura corporal muito baixa; inactividade física; sonolência que pode evoluir para a confusão mental; a pessoa torna-se desastrada; frequência cardíaca e respiratória baixas.
·         O que fazer?
·         Ligue o 112;
·         coloque a vítima num ambiente quente e tente aquecê-la lentamente;
·         vista a vítima com roupas quentes e secas e embrulhe-a em cobertores;
·         nunca dê líquidos que contenham cafeína (café ou chá) nem bebidas alcoólicas; 
·         tratamentos mais profundos devem ser feitos em meio hospitalar.

2 - Queimadura pelo frio
A exposição do corpo a temperaturas extremamente baixas pode provocar queimaduras pelo frio particularmente nas extremidades (nariz, dedos das mãos e dos pés, orelhas).
Em casos extremos as superfícies desprotegidas chegam a congelar (por congelamento da água existente nas células), o que pode levar a danos irreversíveis que impliquem a amputação. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A TERRA TREME

VISITA DE ESTUDO À PSP DE RIO TINTO