quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Mau tempo no Algarve gera inundações graves

 O que fazer em caso de inundação 

Origem da inundação 

A primeira coisa a fazer é procurar a fonte da inundação e cortar o abastecimento de água. Uma das formas mais fáceis é cortar o abastecimento geral da casa. Deverá igualmente desligar, no quadro de eletricidade, o abastecimento à(s) área(s) afetada(s) da casa (casa de banho, cozinha, etc.). Outros dos cuidados a ter depois é desligar todos os eletrodomésticos e equipamento elétrico das tomadas nestas mesmas zonas. Convém ainda colocar os aparelhos elétricos que conseguir em zonas onde a água não chegue para impedir avarias. 


Inicie o processo de limpeza 

Remover a água é o mais importante para evitar danos e despesas acrescidos. Prepare todas as toalhas e panos que tem em casa, a esfregona e o balde e deite mãos à obra. Não hesite em pedir ajuda a um vizinho, familiar ou amigo. No caso de grandes inundações, poderá ser necessário recorrer à ajuda de uma bomba para retirar a água. Ligue para os bombeiros ou para um canalizador se for o caso. 

Quanto mais depressa eliminar a água, menos serão os estragos como seja o risco de desenvolvimento de bolor, que em alguns casos pode ser tóxico. 

Remova os tapetes molhados, retire todos os móveis, artigos de decoração e eletrodomésticos que possam secar ao ar livre, abra as janelas, ligue ventoinhas e/ou ventiladores. Por fim, recorra a um desumidificador, tendo o cuidado de fechar as portas e janelas da divisão onde estiver a ser usado para um processo mais rápido e eficaz. 


Prepare todas as toalhas e panos que tem em casa, a esfregona e o balde e deite mãos à obra. Não hesite em pedir ajuda a um vizinho, familiar ou amigo. No caso de grandes inundações, poderá ser necessário recorrer à ajuda de uma bomba para retirar a água. Ligue para os bombeiros ou para um canalizador se for o caso. 


Como se preparar para uma inundação? 


Faça um plano de emergência 

Em caso de necessidade de evacuação, você precisa saber para onde vai e como chegar lá. Seu plano de emergência deve abordar os problemas que podem surgir se você for obrigado a evacuar, além de como e onde sua família vai se encontrar caso vocês não estejam juntos.  

Esse plano deve ser compartilhado entre os moradores da sua casa e vocês ainda podem escolher alguém que more em outra região para ser o ponto de comunicação comum de todos. 


Prepare sua casa 

Existem várias ações para deixar sua casa preparada para eventuais inundações 

1. Descobrir sua floodplan e flood risk. 

2. Se possível, transfira tudo o que é sensível à água acima do BFE. 

3. Eleve a sua casa. 

4. Atualize suas válvulas de refluxo e faça manutenção dos encanamentos e sistema de esgoto. 

5. Esteja em dia com a manutenção da casa, como a limpeza das calhas, conserto do telhado, vedação de portas e janelas, e etc. 


Monte um kit de emergência 

Tenha um kit de emergência para situações extremas, caso você precise sair da sua casa, evacuar a região ou mesmo sair da cidade. O kit tem que estar visível e acessível, para que você consiga pegá-lo rapidamente.  

Um kit básico deve ter: 

Comida; 

Água; 

Meios de comunicação; 

Cobertores; 

Mascaras e etc... 


Em qualquer lugar pode haver inundações, mas estas são as dicas do que fazer quando isso acontecer... 

 

Para mais informações consulte o site da proteção civil: 

3 comentários:

  1. Infelizmente ainda acontecem inundações e temos de nos saber proteger muito boa essa notícia

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, temos que ter atenção a tudo para prevenir, neste sentido, acontecem muitas inundações e tem aqui um post com muitas informações importantes.

    ResponderEliminar

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...