O Outono começou muito quente, demasiado até, não foi?
Pois agora veio o frio de repente e temos de cuidar nós e dos mais frágeis (mais jovens e mais idosos)...
Deixamos aqui algumas sugestões:


1.  

Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC. Além de ser uma temperatura amena e confortável vai minimizar a mudança brusca de temperatura do exterior.

2.

Tome banho com água morna. Pode apetecer um banho com a água muito quente, mas saiba que as altas temperaturas removem a camada protetora natural da pele.

3.

Mantenha a pele sempre hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios para se proteger do frio.

4.

Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea.

5.

Proteja as extremidades do corpo. Luvas, gorros, meias quentes e cachecóis são acessórios fundamentais em dias muito frios.

6.  

Vá petiscando durante o dia. Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas.

7.  

Coma sopas quentes e beba um chá quente. Bebidas quentes são um poderoso aliado para se proteger do frio.

8.  

Sumos, fruta e vegetais são os seus melhores aliados nestes dias friorentos. O consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar o aparecimento das infeções típicas da estação.

9.  

Evite os fritos, alimentos com muita gordura e os açúcares. Aliás, como no resto do ano.

10. 

Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba que o álcool provoca vasodilatação, que acelera a perda de calor e o arrefecimento do corpo.

11. 

Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas evite fazê-lo ao ar livre. É uma boa altura para se resguardar no ginásio.

12. 

Procure locais abrigados se a temperatura diminuir muito ou se houver muito vento.

13. 

Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo.

14. 

Mantenha-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo.

15.  

Beba água para evitar a desidratação. Antes, durante e depois de toda e qualquer atividade física.

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