sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LISBOA PINTADA DE BRANCO A 17 DE JANEIRO



 
"Estamos sob efeito de uma depressão centrada a oeste da Península Ibérica, às quais estão associadas linhas com forte instabilidade", afirmou Madalena Rodrigues.
Segundo a meteorologista, o fenómeno da forte queda de granizo deveu-se a "uma estrutura supercelular, que se começou a organizar ainda no Atlântico e em deslocamento lento" chegou a Portugal Continental.
Essa "supercélula", um tipo de tempestade que inclui uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem, chegou em primeiro lugar a Lisboa e Setúbal e depois à zona do Algarve.
"Esse movimento lento determinou o granizo observado. Esse granizo extensivamente produzido deveu-se aos fortes movimentos verticais associados a supercélulas, que não permitiram a formação de cristais de neve, mas potenciaram a formação do gelo", acrescentou.
A meteorologista precisou que se tratam de aguaceiros, que variam no espaço e no tempo, e por isso a situação de queda de granizo pode ser diferente.
Madalena Rodrigues indicou, ainda, que a "tendência é para diminuírem as condições de instabilidade".
"Ainda pode ocorrer um aguaceiro ou outro, pontualmente de granizo e acompanhado de trovoada, mas com uma tendência para diminuir ao longo da tarde de hoje", disse à Lusa.
As previsões indicam que estes aguaceiros podem continuar ainda no sábado nas regiões do Sul.
confluência entre as avenidas Gago Coutinho e Estados Unidos da América, onde a água atingiu 50 centímetros de altura.
Também no Campo Grande e Alameda das Linhas de Torres houve dificuldades na circulação de trânsito e houve ainda registo de várias inundações em Chelas.
A forte chuva provocou alguns acidentes com motociclistas, nomeadamente no túnel da avenida João XXI, na avenida João XXI, junto ao Estádio de Alvalade, e outro junto à Escola Superior de Educação em Benfica, no sentido Benfica-Aeroporto.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00:00 de hoje e as 20:00 de sábado, devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...