segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ondas gigantes põem costa portuguesa em alerta vermelho


 
A Europa ocidental deverá ser atingida neste início de semana por uma tempestade fora do normal, com ondas de grande dimensão. O “Black Swell” – como foi baptizada a tempestade pela comunidade surfista - começa a varrer as ilhas britânicas, Irlanda e Portugal a partir do meio-dia. As previsões de forte agitação marítima estão a pintar todos os distritos litorais a vermelho, o aviso mais grave dos quatro da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para os Açores, a situação é igualmente preocupante, com o IPMA a apontar ondas de 10 metros, o que coloca sete ilhas dos grupos Central e Ocidental também no vermelho.

Com o Atlântico fortemente agitado, em Portugal Continental são dez os distritos sob aviso vermelho, a saber: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. O IPMA conta com ondas de noroeste de sete a nove metros na orla costeira.

O aviso vermelho vai manter-se entre as 9:00 e as 23:59.

Por uma questão de precaução, também a Madeira ficará sob aviso laranja [desde as 6:00] até às 11:59 de amanhã, terça-feira.

Mas nem o interior do país escapa: os distritos Vila Real e Viseu ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave na escala.

Nestes distritos, é esperada nas terras altas chuva por vezes forte e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 a 100 quilómetros/hora nas terras altas até às 11:59 de hoje.

Também devido à previsão de chuva, o distrito de Santarém fica sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 16:59 de terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...