segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Há mar e mar... há ir e não mais voltar...


Os cinco jovens desaparecidos - quatro raparigas e um rapaz - integravam um grupo de sete alunos da Universidade Lusófona que tinha alugado casa em Alfarim para passar um fim de semana naquela zona do concelho de Sesimbra e que foram arrastados por uma onda, na praia do Meco.

Um dos jovens arrastados conseguiu sair da água por meios próprios e alertar as autoridades para a tragédia que ocorreu cerca da 1.00 hora da madrugada de domingo passado e que provocou um morto, encontrado na manhã do mesmo dia, e cinco desaparecidos.

Sabias que:

A maré tem como causa a atracção gravitacional do Sol e da Lua. A influência da Lua é bastante superior, pois embora a sua massa seja muito menor que a do Sol, esse facto é compensado pela menor distância à Terra. Matematicamente a maré é uma soma de sinusóides (ondas constituintes) cuja periodicidade é conhecida e depende exclusivamente de factores astronómicos.

Durante as fases de lua cheia e lua nova, a Lua e o Sol estão alinhados e os seus efeitos se somam, trata-se das marés vivas. Observamos na tabela de marés o elevado coeficiente de marés que tem as marés quando ambos os astros se alinham.

Existe um comprovado aumento na atividade dos peixes quando ocorrem marés vivas, sobretudo se estas coincidem com o amanhecer ou com o ocaso, sendo estes os melhores dias para pescar.

Conselho do CLUBE:

Não te aproximes do mar mesmo que te pareça que as ondas estão calmas. De quando em vez vem uma vaga de ondas mais altas e que te podem apanhar desprevenido. Como tens visto nas notícias, nem mesmo o facto de estar acompanhado com um adulto ou até em grupo, te poderá salvar da força do mar. Por isso, contempla a beleza do mar, das ondas, do horizonte, ao longe, em segurança!

Sem comentários:

Enviar um comentário

DIA DO AERT

No dia 22 de março, último dia de aulas do 2º período, a escola sede recebeu os alunos e crianças de todos os edifícios do Agrupamento, para...